domingo, 29 de julho de 2012


Leite de Alpiste e outras Sê-Mentes
Conceição Trucom *

Anda circulando pela net um texto sobre o leite de alpiste para tratar problemas de saúde. E tenho recebido muitas perguntas sobre sua veracidade. Vamos aos fatos?

1) O texto que está circulando é lixo eletrônico: mistura fatos verdadeiros com enganosos e falsos. Portanto, sua leitura é perda energética e não deve ser disseminada.

2) Está 100% comprovado que os leites de origem animal, e derivados, são nefastos à saúde humana, principalmente, a de nossas crianças, que ainda apresentam organismo e sistema digestório em formação e desenvolvimento (*).

3) A natureza é muito sábia e rica na sua biodiversidade. Não devemos praticar o consumo do leite de uma única semente em detrimento de outras. Portanto, a melhor dica é consumir leite de alpiste, sim, mas também de outras sê-mentes maravilhosas e abundantes em nosso país e no mundo! Cada uma oferece um pacote de benefícios: o segredo é valorizar as sementes da estação.

4) Leites de sementes? São muitas as opções, mas devem ser sempre VIVOS!

Na alimentação crua e viva, tudo tem início com a germinação das sementes, por sua elevada concentração energética e nutricional. Ao colocarmos uma sê-mente para germinar, ela entende que chegou a hora de germinar, brotar e expandir para se transformar em uma nova planta. Neste momento, antinutricionais como o glúten, ácido fítico, inibidores de tripsina, etc; são transformados em substâncias pró-ativas (enzimas, vitaminas, sais minerais) da germinação, para provocar um rápido brotar, enraizar e crescer.

Os leites de sê-mentes são bebidas especiais, porque predominam macronutrientes (carboidratos complexos, proteínas e gorduras vegetais), e micronutrientes como vitaminas e vários minerais alcalinizantes, além do selênio e cobre, excelentes para o cérebro.

- Sê-mentes oleaginosas - girassol, gergelim, linhaça, amendoim, castanha do Pará, noz pecã e macadâmia, âmêndoa, etc.
- Grãos de cereais tradicionais - trigo, cevadinha, aveia, arroz, milho, etc.
- Grãos de cereais não tão tradicionais do consumo humano - alpiste e painço.

O interessante é que os leites preparados a partir de seus germinados, apresentam uma digestão leve e alcalinizante (ao contrário da digestão das proteínas de origem animal, que é lenta e acidificante), além da propriedade de facilitar a liberação da serotonina, um neurotransmissor benéfico para várias funções cerebrais, entre elas a de facilitar o bom-humor e a qualidade do sono. 

Pesquisas sobre a qualidade do sono mostraram:- Grupo que tomou um copo de leite animal ao dormir apresentaram sono irregular e agitado.
- Grupo que tomou um copo de leite de sêmentes ao deitar apresentaram sono sereno e expressões faciais de riso. UAU!

Portanto, os leites vegetais e suas vitaminas são ideais para ser tomados pela manhã (incluso em jejum), nos lanches e à noite, antes de deitar. E, quanto mais dodói, mais vezes/dia devem ser tomados. Logicamente, sem exagero: quanto mais doses/dia, menor o volume, que pode variar de 50ml até 300ml/toma a cada 1, 2 ou 3 horas.

Mas, para preparar estes leites e vitaminas, precisamos antes germinar a semente escolhida, ou seja, é preciso planejar.

Então, mãos à obra porque não basta anunciar aos 4 cantos do mundo que o leite de vaca  (e todos os de origem animal) e os laticínios fazem mal e são inadequados ao consumo humano. Para sermos construtivos, de BEM-com-a-vida e de BEM-com-a-Natureza, é fundamental falarmos também das opções naturais e saudáveis que substituem este enraizado mito e mau hábito alimentar.

Vamos entender o que substitui o que:

1. O leite materno até os 6 meses de idade NÃO tem substitutos.

2. Leite de vaca e outros de origem animal pela manhã: substituir por suco verde ouSuco de luz do sol. Ou seja, aquela tradicional bebida branquinha que é o leite de origem animal, será nutricionalmente substituída por sucos verdinhos contendo Cálcio Magnésio, frutas, folhas verdes, BROTOS (incluso o de alpiste ou painço - imagem ao lado) e sementes germinadas.

3. Lanches lácteos no meio da manhã, da tarde ou ao deitar: substituir por leites e vitaminas de sementes germinadas batidos com frutas e ervas e brotos macios (alfafa, girassol por exemplo).

Regras de combinação
É bom evitar misturar leites obtidos a partir de cereais com muita fruta (ou mistura de frutas), pois o açúcar complexo dos cereais leva mais tempo para ser digerido que o açúcar simples das frutas, podendo causar algum atraso digestivo e gases. Uma dica é usar apenas uma fruta e ervas doces e digestivas como hortelã, funcho e brotos. Ah! Suco fresco de limão não deve faltar porque ele irá harmonizar os sabores e facilitar a digestão (evitar formação de gases) e assimilação dos minerais (alcalinização rápida e plena).

Vantagens dos leites de sê-mentes
Ecológico - integral - fresco - cru - biodiverso - apresenta menor chance de causar alergias (aliás, é uma opção para as pessoas alérgicas aos leites de origem animal) - ativa a capacidade de concentração, a memória e a disposição - excelente para problemas de constipação.

Preparado com sementes germinadas, contêm energia vital potencializada. Ideal ser consumido no inverno, época propícia ao consumo de sementes e raízes, como também à noite, pois contêm agentes que estimulam a produção de serotonina, importante neurotransmissor do sono restaurador.

Tempo de preparo: após a germinação das sementes --> 2 a 5 minutos.

Equipamentos necessários: liquidificador,  panela furada 1, bacia pirex ou cerâmica e xícara (não use itensílios de plástico ou metal).

(*) Tomar leite é saudável?

Receitas Leites de sementes


Recomendo a leitura na íntegra do meu novo filhote: De Bem com a Natureza, sobre alimentação viva para crianças de TODAS as idades... Também o livro A importância da Linhaça na saúde, todos da editora Alaúde.


* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Amendoim


Conceição Trucom *
O amendoim (em tupi mandu'wi significa enterrado) é a semente, a parte comestível da Arachis hypogaea L., planta da famíia Fabaceae. As sementes encontram-se dentro de uma vagem acoplada à raiz da planta. Tão popular nas festas juninas e doces brasileiros, muitas pessoas não conhecem um pé de amendoim, que é uma erva, com caule pequeno medindo entre 30-50 cm de altura. As flores amareladas são pequenas, que depois de fecundadas inclinam-se para o solo e a vagem se desenvolve subterraneamente, ou seja, enterrada.
Além de amendoim, a Arachis hypogaea recebe outros nomes regionais como: alcagoita (sul de Portugal), aráquide, caranga, carango (Moçambique), jiguba, jinguba, mandubi, manobi, amendubi, amendo mepinda (Angola), mancarra (Cabo Verde e Guiné-Bissau). Em alemão é conhecido por Erdnuss, em espanhol por cacahuete, em francês por arachide e arachis e em inglês por peanut.
É uma planta originária da América do Sul: Brasil e países fronteiriços como Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. A difusão do amendoim se deu pelos indígenas ao migrarem para as diversas regiões da América Latina, América Central e México. No século XVIII chegou na Europa. No século XIX difundiu-se do Brasil para a África e do Peru para as Filipinas, China, Japão e Índia.
O amendoim tem uma grande importância econômica, principalmente na indústria alimentícia. Torrados chegam a conter de 25 a 28% de proteínas e de 45 a 50% de lipídios, sendo uma fonte de proteína e caloria concentrada e barata, se comparada aos laticínios e demais sementes. Lembrando que por ser um alimento de origem vegetal sua proteína é incompleta, e por ser um alimento biogênico seu consumo não deve ser quantitativo, mas qualitativo. Ou seja, a indicação é a ingestão de pequenas quantidades/dia, sempre integrada com outros alimentos integrais.
A fração lipídica do amendoim é pobre em ômega 3, embora rica em monoinsaturados e ômega 6,
Pesquisas recentes revelaram ser o amendoim uma fonte significativa agentes antioxidantes:
  1. Resveratrol - um agente antioxidante, famoso pela sua presença nas uvas escuras e no vinho tinto. Tem reconhecido poder de retardar o envelhecimento das células. 
  2. Vitamina E – um dos antioxidantes mais estudados, tem forte efeito contra a degeneração o envelhecimento das células. Trinta gramas de amendoim fornece cerca de 25% da recomendação diária.
  3. Sitosterol - já testado e aprovado pela comunidade cientifica européia e norte-americana como coadjuvante na prevenção do câncer.
No Brasil
O amendoim é um produto cultivado em todo o Brasil e sua produção aumentou expressivamente nos últimos anos (300 mil t em 2005). Os pólos produtivos estão no estado de São Paulo e no cerrado, de onde parte da produção é exportada ou destinada à indústria nacional de alimentos.
Na região nordeste, os principais produtores são Bahia, Sergipe, Ceará e Paraíba, com produção típica de agricultura familiar, com pouco uso de insumos ou mecanização. No entanto, o consumo nesta região (basicamente do grão in natura) é alto e apenas uma pequena parte desta demanda é atendida pela produção local.
Garantia de Qualidade
Se o amendoim for contaminado por um fungo conhecido como Aspergilo flavus, poderá produzir uma substância chamada aflatoxina; hepatotóxica, causadora de problemas hepáticos (tumores) em humanos e outros animais.
Lembrar que embora o fungo possa ser debelado pela temperatura do cozimento, a aflatoxina segue ativa mesmo após tratamento térmico...
Tal contaminação por fungo e aflatoxina ocorre basicamente na etapa de pré-colheita ou condições inadequadas de estocagem. O amendoim produzido no Nordeste é o que inspira mais atenção, devido à maior chance de ocorrência de períodos de estiagem no final do ciclo da cultura. O trabalho desenvolvido pela Embrapa, na busca por seleção de cultivares mais adaptadas às condições de clima e solo desta região produtora, de plantas com ciclo precoce e, mais resistentes a doenças e à seca; tem alcançado bons resultados, mas o alerta vale para todos os produtos agrícolas desta região.
Este é o motivo pelo qual não é indicado o consumo único ou muito frequente do amendoim, colocando em evidência a necessidade de selecionar fornecedores com selo de qualidade, procedência e a forma mais segura do seu consumo que é pré-germinado.
As populações mais vulneráveis a este problema endêmico são os africanos e americanos pela mania nacional de consumir manteiga de amendoim (amendocrem).
O resgate do amendoim como um alimento nutritivo e com garantia de qualidade é um dos principais objetivos do Pró-Amendoim um programa de auto-regulamentação lançado em 2001 pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). O programa atua no sentido de melhorar e monitorar (de maneira sistemática e metódica) a qualidade do produto in natura e industrializado. Em 2002 a ABICAB lançou um Selo de Qualidade, credenciando o consumo do amendoim e afins por 9 empresas associadas ao Pró-Amendoim.
Os consumidores de amendoim germinado precisam fazer questão do produto Tipo 1, fornecido somente pela empresa YOKI. E, mesmo assim, precisa verificar a data da embalagem e validade, como a aparência dos grãos que devem estar bem pigmentados, brilhantes, sem trincas ou partidos, com pele bem preservada, sem qualquer sinal de danos na aparência.
Tenho consumido muito o amendoim cavalo (também chamado de rosa) nas minhas germinações. Confira na foto acima... Uma curiosidade: esta variedade foi trazida pelos japoneses nos anos de 1960 para plantio no estado do Acre.
Bem, ele tem apresentado muitas vantagens como: super fácil de tirar a pele, mais barato que o vermelho miúdo e sempre disponível nos supermercados de São Paulo/SP, dificilmente está contaminado e germina muito rapidamente, ou seja, com 8 horas de água + 4 horas de ar já temos ele pronto para consumo.
O amendoim cavalo germinado fica gostosíssimo em docinhos de festa, no preparo do pão essênio e crakers doces ou salgados, leites e vitaminas, assim como em pratos salgados como o chuchu com maçã verde e amendoim...

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Festa JULINA na AAO/SP

Conceição Trucom & Cia adoçando a festa...
Com quitutes da Alimentação Crua e Viva
Domingo 08.08 das 8 às 15 horas
Docinhos preparados com Sê-Mentes germinadas, frutas frescas e secas, mas sem açúcar ou fogão...
Surpresas para as papilas das crianças de TODAS as idades.
E mais, vamos estar ensinando como se faz ARTE! 
Quem quiser participar do preparo dos docinhos pode brincá tamém de cruzinhá, hehe!
Bem, o arraiá vai ser pra lá de GOSTOSO & Saudável!
Confira os detalhes abaixo.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Uma história de fé e de esperança!

O primeiro lançamento oficial do meu novo filhote, o livro De BEM com a Natureza, foi de 24 a 27 de maio, durante a edição 2012 da Natural Tech.

Foram 4 dias em Maratona de abraços, fotos e autógrafos... Muitas emoções e Haja coração!!!

No final de tudo isso, ao carregar o carro, perdi a máquina fotográfica com todas as fotos. Minhas pernas tremiam, mal conseguia dirigir. Nem tanto pela máquina, mas pelas fotos: meus brincos de princesa, minhas preciosidades...

Voltei para a casa dos meus pais com uma tristeza ao lado e nem contei para eles... Porque sentia uma certeza 'interna' de que tudo ia finalizar BEM... Então, dormi o sono dos anjos!

Na segunda feira trabalhei todo o dia dirigindo em São Paulo, daqui para lá e de lá para cá, até que cheguei à noitinha em casa, no Guarujá. Ao abrir meus emails me gritou aos olhos uma mensagem de domingo à noite cujo assunto era: Câmera Kodak... Por Deus, Oh Deus! Era para cair da cadeira.

E assim aconteceu... Li e reli embargada de emoção, de alegria e de certeza de que algo mágico estava acontecendo:

Boa Noite Conceição
Na noite de hoje, tive a alegria de assistir um espetáculo com Oswaldinho do Acordeon no Auditório Ibirapuera, e ao voltar ao estacionamento achei uma câmera fotográfica, caída no chão e danificada. Mas consegui identificar através do cartão de memória. Procurei pelo conteúdo das fotos, pelo nome do livro e pesquisas na internet (nunca foi tão rápido) e concluí que era sua, encontrei você.
Entre em contato comigo, e acharemos uma maneira dela voltar às suas mãos.
Em tempo, achei seus livros muito interessantes.
Aquele abraço e boa semana,
Araci dos Santos

A Araci é uma educadora que trabalha como professora de crianças - que ironia - e com sua gentileza, sua luz, sua leveza, me fez sentir na pele que a vida realmente é bela. Que Gentileza gera Gentileza, que as leis universais de colheita e magnetismo acontecem sempre. Que é válido sentir FÉ e Esperança. Mas, desta vez foi muito especial, o momento sabe? Para mim, a vida é plena de sinais e o De BEM (meu bebê) chegou para me fortalecer na certeza e na fé! 

E, depois de nos falarmos no telefone e lhe comunicar o envio do seu presente - um De BEM com a Natureza com dedicatória, tatógrafo e minha gratidão cristalizada - me escreveu:

Você não imagina a surpresa que tive, olhando seu site e descobrindo que eu sou uma das mais de trezentas mil pessoas que tem seu livro do limão. Eu o li e gostei muito. E tenho uma relação muito forte com esta fruta, porque meu pai sempre foi muito adepto das propriedades do limão. Na minha infância tudo que acontecia conosco, era colocado limão: cortes, aftas, picadas, etc. Você não vai acreditar, mas meu pai usava o limão até como colírio. Eu vou estar sempre atenta à sua programação de cursos e logo que surgir uma oportunidade, nos conheceremos pessoalmente. Um grande abraço, sucesso.  

Já lhe pedi fotos, mas sua discrição está nos impedindo de conhecê-la agora. Certamente iremos nos encontrar, abraçar e tirar fotos... Depois acrescento à este texto, hehe!    

Confira agora o vídeo que fizemos deste encontro, graças à Araci:



sábado, 21 de abril de 2012

Limão - Um fruto sagrado
Conceição Trucom*
Em uma passagem do livro Os mistérios de Shambala**, quando o autor se refere a essa remota era planetária, lê-se:
A única fruta que, por suas propriedades curativas especiais, conservou sua acidez natural foi o limão.
Em botânica oculta, o limão é chamado "o fruto sagrado", pois contém elementos dinâmicos procedentes da aura etérica da Terra que podem ajudar a humanidade a preservar sua saúde física, se utilizados judiciosamente. 
E mais que isso, o limão chegou à Terra para ajudar o ser humano, agora um bípede, com o cérebro frontal (cérebro novo) ativado, a enxergar melhor, ter horizontes, planejar como chegar nessas novas metas que são mais distantes, desenvolver a capacidade de raciocínios que precisam ser lúcidos e claros, e fazer uso do discernimento - corpos mentais. Saiba mais em Limão é lucidez
Veio também para ajudar o ser humano a ser mais desintoxicado, portanto menos denso, mais sutil, com maior potencial de enxergar "o todo" e assim ser mais positivo, construtivo e bem-humorado - espiritual. Saiba mais em Limão - Agente desintoxicante e adstringente
Veio também para ajudar o ser humano a fazer bom uso do seu corpo físico, cuidando para que seu organismo viva a harmonia metabólica, favorecendo a meditação, a concentração e a visão/intuição - corpo energético/emocional. Saiba mais em Não podemos ser ácidos
E o limão é tão sagrado que se torna 100% terapêutico, 100% poderoso, se integrado com frutas, folhas, raízes, sementes germinadas e legumes. Quanto mais integrado, maior seu poder de alcalinizar, de mineralizar e de provocar a manutenção e/ou resgate da saúde plena. Saiba mais em Limão - Agente alcalinizante e mineralizante
Sendo uma fruta absolutamente solar, entra em nossas células trazendo luz, digestão, excreção, respiração, vitalidade, juventude, saúde: VIDA! Saiba mais em Os componentes ácidos do limão
Com toda essa aproximação e perspectiva, torna-se inevitável sentir ao que um dia ensolarado nos instiga: leveza, alegria, bom-humor, bom astral, fluidez, relaxamento e paz.
** Do livro Os mistérios de Shambala - Vicente Beltran Anglada - Editora Aquariana.

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, e citadas a autora e a fonte www.docelimao.com.br.
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - ambos editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática dessa filosofia de vida com responsabilidade.

sábado, 14 de abril de 2012

Quinto Elemento com Luh Bueno

Iniciamos uma parceria com a Lúh Bueno em seu programa Quinto Elemento na Rádio Cidade Jundiaí 730 AM que acontece todas as quintas das 21:30 às 23 horas.
Minha participação semanal é com o Boletim Doce Saúde cujo conteúdo é uma proposta para um 'Faça as pazes com você', ouvinte de todas as idades, raça, cor e gênero...
Nestes Boletins falo sobre o milagre que a Alimentação Desintoxicante  provoca em nossas vidas. Ele começa pela dinâmica do 'banho interno diário', mas pode ser mantido com várias ações ATENTAS no seu dia-a-dia.
Não só via uma alimentação mais qualitativa, nutricional e energeticamente falando, mas também via diversos hábitos BEM SIMPLES, que nos conectam com a natureza, nossa Doce Saúde, qualidade de vida e bem estar.
Não percam: toda quinta ao vivo, reprises (às vezes também ao vivo) nos sábados às 18:10 horas e segundas às 22h30. Ouça direto de seu computador: www.cidadeam.com
Ouça agora:
Boletim 1 - dia 05.04 - 17 minutos

Falamos sobre o quanto somos facilitadores (ou não) dos 'milagres' em nossas vidas. E, do quanto o combustível que optamos usar para 'vitalizar' a nossa vida pode nos ajudar na realização dos sonhos e manifestação dos talentos...

Download

Mousse de betacaroteno  
Ingredientes: 1 xícara (chá) de caqui bem maduro picado, suco fresco de 1 limão, 1 cenoura média em rodelas, ½ xícara (chá) de água filtrada ou de coco verde. Dica: deixe os ingredientes na geladeira para que a mousse fique bem geladinha. E, decore com gergelim ou semente de girassol (pré-hidratados por 4 a 8 horas).
Preparo: bata tudo no liquidificador e tome imediatamente. Ideal como refeição matinal (no lugar do iogurte, salada de frutas ou mingau). Também como lanche no meio da tarde para reduzir a fome.

Boletim 2 - 12.04 - 17 minutos
No dia do obstetra, falamos sobre gestação, parto humanizado e o quanto a Alimentação Desintoxicante pode fazer Milagres em todos os aspectos. Inclusive na qualidade energética dos pais e da criança. 


Vitamina de inhame, manga e gengibre
Ingredientes: 1 inhame médio picado, ½ manga bem madura picada, suco fresco de 1 limão, 2 rodelas de gengibre fresco, 1 xícara (chá) de água filtrada.
Preparo: bata tudo no liquidificador e tome imediatamente. Coe num coador de voil (panela furada) se desejar.
Ideal para enraizar (grounding), favorecendo pulmões, rins e a vitalidade como um todo... 
Ah! Doce Saúde...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

I Seminário Merenda Escolar Vegetariana


Quando? 16 de abril de 2012
Horário? 10:00-18:00 horas
Onde? Câmara Municipal de São Paulo - Auditório Prestes Maia (Plenarinho)
Inscrição gratuita aqui
Palestrantes confirmados: Vereador Roberto Trípoli, Secretário do Verde e do Meio Ambiente Dr. Eduardo Jorge Sobrinho, Presidente do CRN-3 Dra. Beatriz Tenuto, Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB Dr. Eric Slywitch e outros.
Eu, Conceição Trucom, vou estar lá para saber de tudo o que está acontecendo, sendo facilitado, sendo necessário para que este movimento dê 1000% certo.
Apoio, apoio, apoio de todos é o que mais desejo.
Depois disso, de saber dos fatos e realidades: comprometer-se!
Vamos?
FUNDAMENTOS:
Aspectos nutricionais
Meio ambiente

marly-wincklerMarly Winckler é socióloga e tradutora. 
Vegetariana desde 1983 e vegana desde 1995, criou o Site sobre Vegetarianismo e modera as listas de discussão veg-brasil e ivu-latina. 
Desde 2000 é Coordenadora para a América Latina e o Caribe da União Vegetariana Internacional (IVU), com sede na Inglaterra. Desde 2003 preside a Sociedade Vegetariana Brasileira.
É autora dos livros Vegetarianismo – Elementos para uma Conversa Sobre eFundamentos do Vegetarianismo. Traduziu mais de 50 livros, entre os quaisLibertação Animal de Peter Singer.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lançamento do livro Especial Kids

A turma da Alaúde está me deixando louquinha porque até agora, às vésperas de ir para a gráfica, ainda não sei o título e capa do livro.
Dizem que vou amar e que é uma surpresa. Assim como na hora do parto...
Bem, o lançamento oficial será na Natural Tech, de 24 a 27 MAIO. 
Apaixonante, inédito, pioneiro, trata-se de um livro de conceitos, dicas e receitas sobre Alimentação Crua e Viva para crianças de TODAS as idades.
Mas, a abordagem é muito especial, envolvente, acolhedora. Um livro de AMOR: pelas nossas crianças, por nós, pelo planeta, pela natureza.
Um livro que te ajuda a FAZER AS PAZES com nossas CRIANÇAS e a NATUREZA. Um livro de inclusão, de ecomedicina, de sustentabilidade: de todos!
Mas ao mesmo tempo, um livro que te convida a sair da cozinha, do convencional, dos condicionamentos.
Bem, estarei no estande da Aromalife com todos os meus livros, dando autógrafos, mini palestras, tirando fotos, acolhendo a todos.
E, no sábado 26.05 das 17 às 18 horas estarei na 5a edição do Festival de Cozinha Vegetariana, Espaço Gourmet, preparando Receitas 'Especiais Kids' para degustação e tarde de autógrafos.
Compareça: NaturalTech / BioBrazil Fair - 24 a 27 de MAIO das 11:00 às 20 horas - Pavilhão da Bienal em São Paulo/SP. Essa grande feira de orgânicos e produtos saudáveis recebe em média 20 mil pessoas.
Saiba mais sobre este evento aqui.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Smoothie de Caqui

Hummmm, época de caqui...
Carioca que sou, cheguei em São Paulo no dia 8 de março de 1978, recém formada para trabalhar com pesquisa e desenvolvimento.
Primeira coisa que comprei: um cesto de vime para ir comprar minhas frutas na feira... E, como lembro daqueles caquis, meus companheiros desta aventura e chegada nesta cidade estranha, sem mar...

Bem, além da doçura extrema e cremosidade, o sabor suave mas inconfundível do caqui (Diospyros kaki L.) agrega ainda uma série de compostos importantes para a saúde como alto teor de polifenólicos, que, segundo vários estudos, ajudam a inibir a atividade de células neoplásicas. O pigmento é conferido, entre outros, por licopeno e, dependendo da variedade, pode ter mais que o tomate. Então, aproveite que é época e dá-lhe caqui: farto, maduro e barato...
O caquizeiro é cultivado no Brasil principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e no sul de Minas Gerais.
É originário da China, sendo muito popular no Japão. Existem diversas variedades: o caqui estrela é a variedade vermelha, que quando maduro, é muito doce e mole, precisa de todo cuidado no transporte para não amassar. O caqui-chocolate é de cor alaranjada e no interior tem riscas cor de chocolate, é mais duro e resistente, e não é tão doce quanto o vermelho. Por último vem o caqui maçã, que tem uma textura mais dura que exige mastigação... também um manjar dos deuses!

Frutifica do final do verão ao início do outono, com picos de produção nos meses de março e abril. Com sabor doce e agradável, seu teor de açúcar, supera o da maioria das frutas de consumo popular. 
Contém vitamina A, B1 e B2, além de quantidade considerável de fibras que regulam as funções intestinais. Aliás, a polpa do caqui é constituída basicamente de mucilagem e pectina, responsáveis pela aparência característica da fruta.
É muito recomendado contra afecções do fígado, problemas intestinais, catarros da bexiga e as enfermidades das vias respiratórias. As pessoas que sofrem do estômago e que apresentam manifestações de acidez, dores ou cãimbras, melhoram comendo 2 ou 3 caquis/dia.
Apesar de ser muito doce, a fruta fresca e crua - in natura - pode ser consumida pelos diabéticos.
Bem, fui fazer uma pesquisa para escrever sobre o caqui e tudo que encontrei de receitas com esta fruta, tão doce, foi com açúcar, leite condensado... Mama mia! O sabor delicado do caqui NAUFRAGA na presença destes nefastos ingredientes industrializados.

A sorte: todas as receitas que crio com o caqui são exatamente realçando a doçura NATURAL desta fruta da estação, quando trinca de madura e cremosidade...
Smoothie significa uma batida cremosa ou vitamina, em geral de frutas frescas com quase nada de água.
Então, cheguei em casa e bati no liquidificador: 2 caquis médios e bem maduros (nem tirei a casca) + 1 inhame médio cru e sem casca + suco fresco de 1/2 limão e 1/2 xícara de água solarizada. 
Ficou deliciosa e até tirei esta foto ao lado. Mas depois coei na panela furada 1 para ficar aquela vitamina bem lisinha... Hummm!

A receita do Sorvete Vivo você pode conferir aqui.

A geléia ou compota: deixe 1/2 xícara de uva passa branca ou damasco seco de molho em água de coco verde ou filtrada por 1 hora. Coloque no liquidificador a fruta seca hidratada, uns 6 a 8 caquis estrela bem maduros (suficiente para acertar a textura e doçura), gotas de limão, raspas da casca e canela em pó a gosto. Bata até obter a textura desejada. Sirva fresca porque não tem conservantes...
 

Tudo sem açúcar ou fogão!!!
 

sábado, 3 de março de 2012

Oficina do Limão - 10 de Março - Sábado
Inaugurando o novo espaço de cursos da Aromaflora
Fessora: Conceição Trucom
Data: sábado 10 de Março das 14 às 17 horas
Local: R. Conde de Irajá, 61 - V. Mariana - SP - próx. metrô. (ao lado da Aromalife que no 65).
Nesta Oficina todos terão a oportunidade de acessar, na prática, as propriedades terapêuticas desta fruta 100% sagrada. Aliás, todos saem dessa experiência mais leves, em estado de Graça!
Agradecimentos: à Beatriz e à Aromaflora por nos cederem este lindo e fresh espaço!!!
Cronograma das atividades: 1 hora de palestra + 2 horas de prática na produção dos produtos naturais e terapêuticos listados abaixo. 
Abordagem da palestra: Divulgar as propriedades terapêuticas e a importância do Limão na saúde. Estimular o consumo consciente e terapêutico do limão e seus derivados.
Produtos que serão preparados com os participantes:
- Pasta de dentes terapêutica – trata todos os problemas de boca
- Picles de Limão Indiano – trata todos os problemas digestivos
- Chooran - pó digestivo Ayurvédico
- Óleo massagem desintoxicante/emagrecedor
- Sinergia da aromaterapia para tratar ansiedade e insônia
- Suco desintoxicante (preparo e degustação)
- Barrinha de cereais = granola viva: nutre, desintoxica e não engorda (preparo e degustação)
Investimento com 25% desconto de inauguração: R$80,00
Incluso: apostila com TODAS as receitas da oficina.
Atenção: vagas limitadas, portanto não deixe para se inscrever em cima da hora!
Inscrições: Depósito de R$40,00 (50%) nas seguintes opções:
- Itau Agência 3753 - c.c. 00150-6 em nome de Maria da Conceição S. Trucco - CPF 543.849.317-00.
- Banco do Brasil Agência 925-3 - c.c. 38932-3 em nome de Maria da Conceição S. Trucco ME - CNPJ 08.336.527/0001-01
- Bradesco Agência 138-4 - c.c. 0167065-4 em nome de Maria da Conceição S. Trucco - CPF 543.849.317-00.

O restante será pago no dia da Oficina.
Maiores Informações: contato@docelimao.com.br ou 13 3025.3576
Benvindos e xerins 1000!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mais digestivo que isso, só dois isso!!!

Então, verão é estação danada de solar. Muita luz, muita vontade de sair, fazer coisas ao ar livre, muito contato com a natureza.
O que falar então da alimentação: frutas e saladas, bem coloridas, bem fresquinhas, bem suculentas, são a grande pedida.

Recebi ontem mensagem de uma internauta perguntando sobre o Rejuvelac e lembrei de um fermentado de legumes que tinha na geladeira, aguardando um dia especial para ser aberto e consumido...

Ele foi preparado com vários legumes, faz uns 3 meses. No caso, usei repolho roxo (que ao final ficou rosado), cenoura e pimentão verde. Eram vários frascos, mas fui consumindo e sobrou este filho único...

Como fiz? Coloquei todos os legumes picadinhos (ou ralados) no frasco de vidro da foto (adoro este frasco de 250 ml porque serve bem 2 porções), sem prensar para deixar espaço para entrar o Rejuvelac, que é um caldo enzimático, poderoso agente digestivo, preparado com trigo germinado. Depois dá uma conferida no link.

Daí, abri hoje este bonitinho na hora do almoço. Drenei o caldo (para usar no preparo de uma sopa de gaspacho à noite) e os fermentados juntei nesta salada 'fresca' com tomate em cubinhos, salsa e cebolinha picados, fatias de abacate e semente de gergelim preto para decorar. 
Bem, era o que tinha em casa. Mas, podem ser usadas outras ervas, outras cores, outras decorações como tomatinho cereja, raspas de limão... 
Temperei com pouquinho de sal marinho e azeite. Mais nada. 
Na hora de montar o prato e servir, vale a criatividade.
Contudo, além de colorido e saboroso, este prato é muiiiiiito nutritivo, fortemente digestivo, desintoxicante e... emagrecedor! Mais que isso, só dois isso.

Este fermentado - também chamado de Vegikraut - pode ser feito com outros vegetais como abobrinha, abóbora, couve-flor, brócolis, repolho branco, rabanete, chuchu... Pode ser consumido após 1 dia, 2 dias, vários dias de preparo (fermentação). Quanto mais fermentado, mais terapêutico, mais desintoxicante.


Que tal ir na feira ou colher na horta?
E participar da Maratona Desintoxicante?


Vários fermentados que ensino nas oficinas.


domingo, 22 de janeiro de 2012

Plasma de Quinton

René Quinton (1866 - 1925)
Quando li o livro O cérebro desconhecido escrito pelo Dr. Helion Póvoa (Objetiva), fiquei bem tentada em ir a um médico ortomolecular para avaliar meu mineralograma. Curiosidade à parte, sinto que preciso dar um 'UP', diante de todos os projetos que vão acontecer em 2012...
Sem dúvida, nosso organismo depende massivamente da presença, e da adequada concentração, de inúmeros sais minerais, os quais, diante da alimentação moderna, temos grandes chances de estar com:
- Carência em muitos como o zinco, cromo, selênio e vanádio e;
- Excesso em outros como o sódio (dos alimentos industrializados) e o alumínio das panelas, embalagens descartáveis e latinhas de bebidas.
E, tanto a carência como o excesso, podem nos causar distúrbios os mais loucos, como por exemplo, a dificuldade para dormir ou dormir demais.
Nossos cérebros - ambos os dois (hehe): o de cima que depende do sistema nervoso central (SNC) e o de baixo (intestino delgado) que executa funções que independem, ou seja, tem autonomia e comandos próprios - dependem massivamente da presença dos minerais (macro) e oligoelementos (micro). São os minerais que, eletroquimicamente, são responsáveis por todas as comunicações celulares e neuronais.
Manter-se hidratado com água
de qualidade é fundamental
A perda de nossas memórias e imunidades podem ser explicadas pela carência de boa água (natural e abundante nos alimentos do reino vegetal enquanto crus, maduros e frescos), que atua como o condutor da eletricidade e, de elementos químicos FUNDAMENTAIS às células: os minerais, que são literalmente os responsáveis pela eletricidade (energia telúrica). Ou seja, nossos alimentos podem não estar mais alimentando nossas células, órgãos e sistemas..., dificultando assim a comunicação entre elas e eles.
A necessidade de suprir essa carência mineral pode ser obtida com a ingestão de concentrados minerais naturais, de acordo com a solubilidade de cada um, necessários a alimentação das espécies de vida. De uma maneira saudável e sem riscos. Que tal a água do mar com seus mais de 60 elementos?
Assista ao vídeo aqui.
Superioridade da água do mar
A água do mar isotônica (Plasma de Quinton) e hipertônica (Quinton via oral) são produtos insubstituíveis. Por sua própria natureza, estão em osmose com o organismo e fornecem a totalidade dos oligoelementos, numa dosagem e na forma que corresponde exatamente ao necessário.

O Plasma de Quinton é um preparado que utiliza água marinha de regiões privilegiadas, a qual é tratada a frio, para preservar todos os
micro-organismos e elementos vivos do ecossistema marinho, diluída com água pura de fonte natural, em proporção variável para cada espécie viva, humana ou animal. O plasma resultante é usado via injetável com protocolo hospitalar.
A solução hipertônica - Quinton via oral - é preparada a partir da diluição de 2 partes da água marinha tratada, com 1 parte de água de fonte natural.
Praia do Tombo (Guarujá/SP)
ao amanhecer
Como faço?
Estou usando a água da praia do Tombo (Guarujá/SP) que é classificada ecologicamente como praia azul (sem lançamento de efluentes e águas servidas), que coleto pela manhã (ao amanhecer), junto às pedras, onde há menor chance de poluição.

Quando chego em casa filtro na panela furada 1 (tecido de voil), coloco em garrafa de vidro incolor e transparente e deixo solarizar por 1 dia. Para diluir uso água filtrada também solarizada. Mas, diluo a 50% (1:1) porque na diluição 2:1 indicada acima fica muito salgada.
 
Bem, essa é uma experiência que estou realizando comigo, porque não sou hipertensa. E tomo somente 1 copo/dia com propósito de manutenção da saúde. Pretendo a partir da próxima semana inserir um segundo copo, porém via preparo de algum suco desintoxicante.

Não deixe de ler também Plasma de Quinton

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fazer nada juntos

Natal é data danada de estranha. Porque todo mundo quer estar junto, em família, festa grande, muitos presentes, que falar da comilança.
Antigamente eu até entrava nessa para fazer meus filhos se sentirem 'normais', já que quando temos filhos pequenos, a gente se deixa mesmo contagiar por este condicionamento, que guarda, lá no fundinho, uma cristandade, uma história de 'noite feliz' pelo tanto de esperança e fé que esta data em essência significa.
Mas este ano quis não. Convidei meus pais para irmos para Lambari/MG, cidade pequena, estação de águas minerais, que tem cheiro de mato, serra da Mantiqueira e muitas águas! Ou seja, fomos juntos, nós 3, fazermos nada...
Acordávamos cedinho, tomávamos nosso suco de luz do sol, depois caminhada. Refeição matinal e caminhada no parque das águas, com direito a muito banquinho, baixo de muita árvore, flores e passarinhos ciscando em nossos pés.
Felizmente não choveu e fizemos programas como ir na feira da cidade, onde vende pato, galinha, coelho, pamonha e muito queijo. Jiló, milho verde e pepino caipira. Tudo com cara de orgânico. Vende também roupa, sapato e chapéu. 
Caminhamos em volta do lago da cidade (uns 7 km de diâmetro) onde curtimos de pertinho a vida mineira. Os cachorros, as galinhas, cavalos, bicicletas e charretes. 
Recordei bastante da minha infância quando fomos no duchão, que era a nossa piscina mágica, dentro de um parque-floresta, onde alugávamos bicicletas e no final do dia dormíamos como almas dopadas... Estava tudo lá! Mas acho que as árvores ficaram gigantescas, os marrecos menos comilões e o duchão meio poluído, perdeu a graça.
Mas, foi bom demais. Fiquei com meus pais tempo integral. A gente se curtiu bastante, colocamos todo o nosso papo em dia.
Voltando ao Suco de luz do Sol, em 2011 consegui que meus pais tomassem 2 ou mais vezes/dia. Ambos tinham câncer de pele (ele no nariz e mamãe na face), que este suco verdinho, cheio de energia solar, os curou de dentro para fora.
A outra receita que minha mãe pratica (meu pai às vezes) é a Vitamina da Lua (1 vez/dia) com linhaça germinada e, aquela mucilagem, bem geladinha, ela passa no rosto e nos braços várias vezes/dia. Diz ela que faz uma plástica caseira, hidrata e melhora o tônus da pele e, parece que melhora as manchas senis. 
Que bom: casa de ferreiro espeto de aço. E, santo de casa faz milagre sim, desde que seja por transbordamento. Eles não aderiram de pronto, demorou um bocado. Mas água mole em pedra dura, acabou dando certo... Ah o amor!

Meu pai tem 81 anos e minha mãe 80: uma gata serelepe né?