terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mais digestivo que isso, só dois isso!!!

Então, verão é estação danada de solar. Muita luz, muita vontade de sair, fazer coisas ao ar livre, muito contato com a natureza.
O que falar então da alimentação: frutas e saladas, bem coloridas, bem fresquinhas, bem suculentas, são a grande pedida.

Recebi ontem mensagem de uma internauta perguntando sobre o Rejuvelac e lembrei de um fermentado de legumes que tinha na geladeira, aguardando um dia especial para ser aberto e consumido...

Ele foi preparado com vários legumes, faz uns 3 meses. No caso, usei repolho roxo (que ao final ficou rosado), cenoura e pimentão verde. Eram vários frascos, mas fui consumindo e sobrou este filho único...

Como fiz? Coloquei todos os legumes picadinhos (ou ralados) no frasco de vidro da foto (adoro este frasco de 250 ml porque serve bem 2 porções), sem prensar para deixar espaço para entrar o Rejuvelac, que é um caldo enzimático, poderoso agente digestivo, preparado com trigo germinado. Depois dá uma conferida no link.

Daí, abri hoje este bonitinho na hora do almoço. Drenei o caldo (para usar no preparo de uma sopa de gaspacho à noite) e os fermentados juntei nesta salada 'fresca' com tomate em cubinhos, salsa e cebolinha picados, fatias de abacate e semente de gergelim preto para decorar. 
Bem, era o que tinha em casa. Mas, podem ser usadas outras ervas, outras cores, outras decorações como tomatinho cereja, raspas de limão... 
Temperei com pouquinho de sal marinho e azeite. Mais nada. 
Na hora de montar o prato e servir, vale a criatividade.
Contudo, além de colorido e saboroso, este prato é muiiiiiito nutritivo, fortemente digestivo, desintoxicante e... emagrecedor! Mais que isso, só dois isso.

Este fermentado - também chamado de Vegikraut - pode ser feito com outros vegetais como abobrinha, abóbora, couve-flor, brócolis, repolho branco, rabanete, chuchu... Pode ser consumido após 1 dia, 2 dias, vários dias de preparo (fermentação). Quanto mais fermentado, mais terapêutico, mais desintoxicante.


Que tal ir na feira ou colher na horta?
E participar da Maratona Desintoxicante?


Vários fermentados que ensino nas oficinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário